São João da Cruz e a Lectio Divina


São João da Cruz escreveu uma frase que exprime o conteúdo da Lectio Divina: “busca-te lendo e encontrarás meditando; invocai orando e a vós será aberta contemplando”. A prática da Lectio Divina por parte de João da Cruz se colega com a tradição precedente. Durante a prisão toledana não teve outro alimento espiritual . Da sua lectio são testemunhas as suas primeiras poesias. Os dois romances, A Fonte e o Cântico Espiritual. São todos cânticos de uma alma bíblica. Para João a Escritura é fonte de riqueza infinita, como infinitos são os tesouros escondidos em Cristo, Palavra única do Pai. As suas mesmas palavras, aquelas de um mística. são fruto maduro do encontro com a Escritura. Em João, a leitura orante da Bíblia é a fonte mesma de todas as riquezas, e princípio de radicalismo evangélico: “Se queres encontrar a paz e a consolação da alma e servir verdadeiramente a Deus, não te satisfaça com o que deixaste, porque talvez encontras um impedimento nas coisas das quais ocupes como ou mais que antes. Deixa, ao invés, todas as outras coisas que te restam, e concentra-te sobre a única coisa que traz tudo consigo, que é a santa solidão, acompanhada da oração e da santa, divina leitura”.
O testemunho de João da Cruz é a palavra e a experiência profundamente enraizada na Escritura, não por zelo bíblico, nem mesmo pela abundância das citações dos textos. Há uma luz divina e misteriosa que abunda nas suas palavras, resistentes a toda tentativa de enquadramento. Trata-se da palavra de um místico, de alguém que sabe por ciência e experiência. Ao calor da Escritura, que constitui a leitura quase exclusiva de João segundo o testemunho daqueles que o conheceram, nasce um João da Cruz novo, um homem que recria com as palavras quanto nasce de uma experiência inefável.
Lendo a Escritura à luz da nova experiência de Deus a partir da realidade que é também palavra de Deus, verdadeira graça que parte da fé, somos chamados como carmelitas a recriar a Palavra. A Lectio Divina é um implorar orante, conatural ao nosso carisma. A partir de João da Cruz, que com os seus escritos nos permite de entender a riqueza da Bíblia e da realidade, a lectio se converte em uma experiência espiritual profunda, plena de novidade, criativa. É uma leitura contemplativa, intimamente ligada à nossa vocação profética, aberta ao Deus da história.

(Ordem dos Carmelitas Descalços – http://www.carmelo.com.br)

Anúncios

2 comentários em “São João da Cruz e a Lectio Divina

  1. Marco Palma disse:

    Quando vivemos a Lectio Divina, a Palavra de Deus fica gravada no mais fundo do nosso ser, e, consequentemente, vamos crescendo na graça de Deus, passamos a buscar somente a vontade do Pai e nosso viver começa a se transformar numa verdadeira oração.

    Linda postagem Lara, precisamos muito aprender a viver a Palavra de Deus!

    Deus lhe abençoe,

    Marco

    • Lara Vaz disse:

      Marco!!!

      Seja bem vindo! Que alegria tem sido sua presença aqui no Sintonia!
      Que grande verdade o que disse em seu comentário…
      A medida em que vivemos a Palavra de Deus, nossa vida se transforma
      em uma verdadeira oração!
      Que o Espírito Santo nos auxilie!!!

      Deus abençoe!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s