Dóceis ao toque da mão de Deus


A liturgia da Igreja celebra apenas dois nascimentos em sua liturgia, um deles é o do próprio Jesus e o outro é de São João Batista.João Batista foi escolhido para preparar o caminho do Senhor, João foi enviado para preparar o caminho, não para receber a senhora tribulação, mas agora ele vem para preparar o coração das pessoas para receber Aquele que acalma a tribulação.

João Batista, preparou o povo com um batismo de conversão, para poderem receber e acolher Jesus em seu coração.

Hoje ele quer preparar o seu coração para que Jesus te visite.

Só esta preparado para a provação quem se prepara para receber o Senhor. Quero partilhar com você um pouco do nascimento de João Batista:

Ele nasceu de um casal de velhos: Zacarias e Isabel, veja como está narrado no evangelho de São Lucas 1,13-20, sobre a visita do Anjo à Zacarias para dizer sobre o nascimento do seu filho:

O anjo lhe disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque o Senhor ouviu o teu pedido. Isabel, tua esposa, vai te dar um filho, e tu lhe porás o nome de João. Ficarás alegre e feliz, e muitos se alegrarão com seu nascimento. Ele será grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada; e, desde o ventre da mãe, ficará cheio do Espírito Santo. Ele fará voltar muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus.

Caminhará à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à sabedoria dos justos; e para preparar um povo bem disposto para o Senhor. Zacarias disse ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Estou velho e minha esposa já tem uma idade avançada. O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel, e estou, sempre na presença de Deus. Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova.E agora, ficarás mudo, sem poder falar até o dia em que estas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras que se cumprirão no tempo certo”.

Notem que Zacarias não estava com o coração preparado com a visita do Anjo.

Muitas vezes às tribulações começam em nossa vida, quando duvidamos daquilo que Deus nos prometeu.

João Batista é tão importante porque: “A mão do Senhor estava com ele. E o menino crescia e se fortalecia em espírito.”

Santo é aquele que é dócil ao toque da mão do Senhor Deus sabe onde Ele vai te levar, precisamos ser dóceis.

João Batista já era “touch screen”, porque ele era dócil a mão do Senhor. Deus mandava ir e ele ia. Eu e você precisamos aprender a ser dóceis a ação da graça de Deus em nossa vida.

Saiba que a mão do Senhor está sobre todos nós, como diz a primeira leitura de hoje, e para fechar com chave de ouro, o Salmo responsorial que é o Salmo 138 vem dar todas as respostas que precisamos, leia e reflita:

“SENHOR, tu me examinas e me conheces, sabes quando me sento e quando me levanto. Penetras de longe meus pensamentos, distingues meu caminho e meu descanso, sabes todas as minhas trilhas.

A palavra ainda não me chegou à língua e tu, SENHOR, já a conheces toda. Por trás e pela frente me envolves e pões sobre mim a tua mão.Para mim, tua sabedoria é grandiosa, alta demais, eu não a entendo. Para onde irei, longe do teu espírito? Para onde fugirei da tua presença? Se subo ao céu, lá estás, se desço ao abismo, aí te encontro. Se utilizo as asas da aurora para ir morar nos confins do mar, também lá tua mão me guia e me segura tua mão direita. Se eu digo: “Que ao menos a escuridão me esconda e que a luz se faça noite ao meu redor”; nem as trevas são escuras para ti e a noite é clara como o dia; para ti as trevas são como luz. Foste tu que criaste minhas entranhas e me teceste no seio de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste maravilhoso; são admiráveis as tuas obras; tu me conheces por inteiro. Não te eram ocultos os meus ossos quando eu estava sendo formado em segredo, e era tecido nas profundezas da terra. Ainda embrião, teus olhos me viram e tudo estava escrito no teu livro; meus dias estavam marcados antes que chegasse o primeiro. Como são profundos para mim teus pensamentos, como é grande seu número, ó Deus! Se os conto, são mais que a areia, se acho que terminei, ainda estou contigo. Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração, prova-me e conhece meus sentimentos; olha se meu caminho se desvia e guia-me pelo caminho eterno.”

O segredo da grandiosidade de São João Batista foi que éra totalmente entregue nas mão de Deus.

Deixe a mão do Senhor conduzir a sua vida, acolha o toque dócil da mão do Senhor sobre você!

Pe. Fabrício

(Comunidade Canção Nova – http://www.cancaonova.com)

Deixe um comentário

