Nossa Senhora da Conceição Aparecida


Nossa Senhora Aparecida

Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).
Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede. A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria.
A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).
No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora “Aparecida” das águas. O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus. Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.
Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova.
Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o “maior Santuário Mariano do mundo”.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

12 comentários em “Nossa Senhora da Conceição Aparecida

  1. o minha maezinha nossa senhora aparecida naõ e um comentario e um agradecimento
    a nossa mãe meu filho teve um acidente de moto a 4 anos os medicos diseram so por
    milagre e aconteceu o caminhão passou em cima dele o femo separou ele não
    guebrou nada fui com ele agradecer e comtinuo agradecendo sempre
    porgue foi um grande milagre gue tive o mãe sou devota a senhora e a minha mãe

  2. NOSSA SENHORA APRECIDA INTERCEDA JUNTO AO NOSSO SENHOR DEUS PELA SAUDE DA MINHA FILHA MARIANA VIEIRA AMORIM

  3. LELIO SILVIO ROSA disse:

    SOU DEVOTO DE NOSSA SENHORA APARECIDA,E JA OBTIVE DELA GRAÇAS E PROTEÇÃO PARA MIM E MINHHA FAMILIA,O SENHORA APARECIDA ROGAI POR NOS QUE RECORREMOS A VOS,EU TE MAO O SENHORA,OBRIGADO POR TUDO.

    • Lara Vaz disse:

      Louvado seja Deus por este breve testemunho!

      Nossa Senhora é mesmo Mãe de amor
      e nunca deixa de interceder por nós!

      Deus te abençoe e Maria te guarde, Lelio!

      • lidiane disse:

        quero que minha vida seja feliz com os meus fillios que der tudo serto na minha vida

      • Lara Vaz disse:

        Lidiane,

        Preste atenção no que diz o Senhor na passagem de Romanos 8, 28 🙂

        “E nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam”

        Creia e confie que Deus está no controle da sua vida e da vida da sua família,
        seus filhos… Tudo em sua vida dará certo conforme a vontade do Bom Deus!

        Deus te abençoe e Maria te guarde!

  4. Peço a nossa senhora de Aperecida que proteja a minha querida mãe Maria Normelia de Andrade Melo a enfrentar bém essa fase da sua vida em que se encontra agora um pouco doente e precisando da sua proteção senhora.
    Cubra a minha maezinha com seu sagrado manto e proteja junto ao senhor DEUS.
    Senhora a minha mãe precisa muito da sua ajuda e de todos os santos filhos do senhor .
    Senhora tenha piedade e compaixão da minha mãe. e o proteja e guarde com seu manto sagrado AMÈM

  5. Zenaide Bezerra P. Silva disse:

    Já passei por muitas aprovações, mas graças a Deus eu estou vecendo junto com Nossa Senhora Aparecida Nossa Senhora Santana Nossa das Graças e Nossa Senhora da Conceição, sofri muito com perda da minha mãe, depois meu esposo saiu de casa, depois veio o acidente de minha irmã, e logo apos veio perda do meu pai, sofri muito hoje sou ipertensão, mais pedi muito a Deus e todas as nossas Senhora, e agradeço muito por ter minhas filhas ao meu lado.

    • Lara Vaz disse:

      Ah sim, Zenaide,

      nossa doce Mãe do Céu nunca nos desampara!
      Não importa quem somos…
      está sempre intercedendo por nós
      pois nos ama muito!

      A Paz de Cristo e o Amor de Maria!

  6. ADRIANA RIBEIRO DO E.SANTO disse:

    NOSSA SENHORA SALVOU A MINHA VIDA HÁ 10 ANOS ATRÁS QUANDO EU TIVE UM PROBLEMA DE SAÚDE MUITO SÉRIO.O MEU APÊNDICE SUPUROU E EU ESTIVE DESENGANADA PELOS MÉDICOS QUE DISSERAM PARA MINHA MAMÃE REZAR POIS O QUE ERA DO ALCANSE DELES,ELES JÁ TINHAM FEITO E NÃO HAVIA MAIS NADA A FAZER ,SÓ ESPERAR.QUANDO FUI PARA O CENTRO CIRÚRGICO E OS MÉDICOS ESTAVAM ME PREPARANDO PARA A CIRURGIA ENTREGUEI-ME À NOSSA SENHORA E PEDI QUE TOMASSE CONTA DA MINHA FILHA QUE NA ÉPOCA SÓ TINHA 4 ANOS .NOSSA SENHORA ENTERCEDEU POR MIM E AQUI ESTOU DANDO O MEU TESTEMUNHO PARA TODOS E PEÇO SE ENTREGUE VERDADEIRAMENTE A NOSSA MÃEZINHA QUE ELA NOS PROTEGERÁ SEMPRE.EU TE AMO NOSSA SENHORA.

    • Lara Vaz disse:

      Louvado seja Deus por seu testemunho, Adriana!

      Maravilhas fez contigo o Senhor
      por intercessão da Santíssima Mãe Maria!

      Persevere na fé!

      Deus abençoe!

  7. Marcelo Rodrigues França disse:

    “Eu não passo 3 minutos sem pensar em Deus” -Santa Terezinha do Menino Jesus.

Deixe um comentário

